sexta-feira, 9 de junho de 2017

Arte e Reforma: Cristã primitiva e Idade Média


Resumo da aula: Arte e Reforma:
1: Cristã primitiva e Constantino
2: Idade Média

ARTE CRISTÃ PRIMITIVA
1.       Como as artes retratavam o contexto sócio-político?
As formas artísticas produzidas por ou para cristãos, durante a vigência do império romano do ocidente.  Corresponde, portanto, à época das perseguições movidas aos cristãos, com maior ou menor intolerância e crueldade, por imperadores romanos.

2.       Como as artes retratava  o contexto religioso/ ou vida cotidiana?
Impedidos de professar a fé abertamente, os cristãos serviam-se de símbolos, que pintavam nas paredes das catacumbas e gravavam nas placas de mármore que lacravam as sepulturas.  Os seguidores de Cristo apreciavam muito os simbolismos, pois representavam de modo visível a sua fé.

3.       Nome do movimento artístico e tipo de arte produzidas
Arte Paleocristã, ou cristã primitiva. As artes produzidas eram pinturas e esculturas simples, feitas nas paredes das catacumbas.

4.       Técnicas e materiais e temas
Os temas eram símbolos cristãos ( peixe, fênix, pomba, orante, Jesus bom Pastor)  e histórias bíblicas. Feitos por meio de Pintura em afresco nas paredes, alguns mosaicos.

5.       Artistas do período
Não havia artistas reconhecidos, eram leigos na arte seguidores de Cristo que usavam da arte para expressar sua fé.

6.       Patrocinadores e incentivadores da arte
Não havia patrocinadores. Eles eram incentivados pela sua fé e na relação com outros cristãos.

7.       Legado
Podemos ver nessas imagens um pouco da vida dos primeiros cristãos, sua relação com o próximo, como na pintura Ágape, onde mostra a relação fraterna entre os irmãos. Podemos ver o poder da perseguição e a necessidade de se proteger criando símbolos. Esse tipo de arte nos deixa um legado de usar a arte como registro de histórias, mas também com uma forma de comunicação e linguagem.

ARTE DA IDADE MÉDIA
1.       Como as artes retratavam o contexto sócio-politico?
A Igreja passou a exercer sua influência sobre toda a sociedade e até mesmo sobre o Estado, pois as escolas monásticas eram as únicas instituições educacionais para onde as famílias podiam mandar seus filhos. Além de cuidar do ensino, foi também a Igreja que continuou a contratar artistas, construtores, carpinteiros, marceneiros, vitralistas, decoradores, escultores e pintores, pois as igrejas eram os úni­cos edifícios públicos que ainda se construíam.

2.       Como as artes retratava  o contexo religioso/ ou vida cotidiana?
Nesse período, a igreja católica exerceu forte controle sobre a produção científica e cultural concretizando uma ligação entre a produção artística com o cristianismo. Isto proporcionou a predominância dos temas religiosos nas artes plásticas, na literatura, na música, na arquitetura e no teatro.

3.       Nome do movimento artístico e tipo de arte produzidas
A arte Bizantina: mosaicos
A arte Românica: iluminuras, Afrescos nas paredes
A arte Gótica: vitrais

4.       Técnicas e materiais e temas
a)      A arte Bizantina: mosaicos representam o imperador como Deus na terra
b)      A arte Românica: iluminuras, Afrescos nas paredes. A arte tinha a função didática, para ensinar iletrados. Por isso as pinturas tinham deformações.
c)       A arte Gótica: vitrais. As artes nos vidros das igrejas serviam de instrução para os fiéis analfabetos e embelezamento.

5.       Artistas do período
Escolas dos monastérios, monges copistas, construtores, carpinteiros, marceneiros, vitralistas, decoradores, escultores e pintores. Seguiam os padrões exigidos pela Igreja.

6.       Patrocinadores e incentivadores da arte
Igreja católica
7.       Legado           
A arte deste período deixa como legado uma diversidade de formas artísticas como mosaicos, vitrais, iluminuras. Além disso, vamos a importância das iluminuras feitas pelos monges copistas, pois era uma forma de deixar registrando a palavra de Deus, que nós temos acesso hoje. Foi através destes manuscritos que Lutero teve acesso as escrituras e começou seu entendimento da Graça e da Verdade e posterior Reforma. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário