domingo, 4 de novembro de 2018

Arte no Brasil: período colonial e imperial .- 7° Ano

Enquanto a Europa vivia seu Renascimento e Barroco aqui no Brasil o processo foi diferente. Vamos ver a arte que se desenvolveu no Brasil:

Arte no período colonial

  • Século 16: Jesuítas- fortificações.
  • Século 17: Missão holandesa. Nomes: Frans Post e Albert Eckhout- paisagens, natureza-morta, nativos, registros. Influência Protestante
  • Século 18: Barroco Católico: “Rico e pobre”. Nomes: Aleijadinho, Mestre Ataíde. Uso de recursos materiais disponíveis no local e da interpretação formal na arte com características próprias.


Arte no período imperial

  • Seculo 19: Missão Artística Francesa:  A convite de D.João VI vários artistas franceses vieram se “refugiar”* aqui. A maior contribuição desses artistas para o Brasil foi o registro histórico e artístico das paisagens urbanas, dos costumes e hábitos brasileiros nesse período. Além disso, houve a inauguração da Academia Imperial de Belas Artes no Rio de Janeiro.
  • Seculo 19: Missão Langsdorff: missões artísticas e científicas responsáveis por explorar e mostrar para o mundo as potencialidades dessa nova terra chamada Brasil, registrando tipos, costumes, paisagens, fauna e flora brasileiros e a escravidão



Nenhum comentário:

Postar um comentário