segunda-feira, 6 de agosto de 2018

SINTAXE TEATRAL: ELEMENTOS DA LINGUAGEM TEATRAL


CONCEITOS
TEATRO: origem grega- theastai- ver contemplar, olhar. O conceito de teatro se refere a duas interpretações: edifício (prédio) e arte dramática.
ARTE CÊNICA: é uma denominação que não se restringe ao teatro, mas se refere a todo estilo artístico que é produzido através de cenas: cinema, televisão e teatro. Porém, o Teatro é uma arte efêmera, ou seja, é momentânea e só existe quando os elementos estão reunidos.
TRÍADE CÊNICA: Para que haja Teatro, são imprescindíveis o ator, o texto e o público. O Teatro carrega a essência da comunicação humana, portanto o “ator” é emissor da mensagem. O “texto” é a mensagem e não precisa ser escrito, nem falado, pois a mensagem pode ser transmitida de diversas maneiras na linguagem teatral. O público é o receptor da mensagem.

SINTAXE TEATRAL: ELEMENTOS DA LINGUAGEM TEATRAL
Os signos, segundo alguns autores, códigos, segundo outros, são os principais elementos constitutivos do teatro. Para definir a extensão da ação do teatro, deve-se considerá-lo em sua especificidade com todos os elementos que compõe, partindo-se do princípio de que são códigos da comunicação dramática. Vejamos alguns conceitos:
FIGURINO: Para sua execução é necessário fazer uma cuidadosa pesquisa histórica acerca  do estilo da peça. A partir dessa pesquisa é que se poderá usar da criatividade pessoal. Não se limita apenas a definir o personagem que o veste. Também pode representar o clima, época histórica, região, estação do ano...
ADEREÇOS: São objetos de cena que servem como suporte para a representação. Tudo o que se adere ao corpo ou às vestes do ator para a caracterização do personagem e da cena.
MAQUIAGEM: É um dos elementos que compõe a caracterização de um personagem e é feita pelo maquiador segundo um texto e a concepção do diretor. Essa caracterização, facial na maioria das vezes, deve acompanhar a linha da indumentária e da cenografia. A maquiagem é muito importante para reforçar o sentimento que se quer passar, ela causa muito efeito, chama bastante atenção, atrai o olhar da pessoa que está vendo, ela embeleza ou enfeia. Também ajuda o ator nas expressões. Efeitos visuais de maquiagens podem ser vistos em alguns vídeos em filmes.
ILUMINAÇÃO: Tem muitas funções no teatro: limita o espaço cênico, caracteriza a atmosfera ou o clima do drama, modifica a concepção da indumentária.
SONOPLASTIA: Sons, ruídos e música. Sua execução é produzida por técnicos que utilizam vários objetos e máquinas
ENCENADOR: Organiza todos os demais elementos artísticos na criação cênica. Ele “pinta a cena”
DIRETOR- executante: coloca em pratica a criação do encenador.
CENÁRIO: Tem três dimensões e acompanha as mudanças da dramaturgia. É um elemento da linguagem teatral que passou por várias reformas de acordo com a história do teatro. Sua concepção hoje, se restringe a usar de poucos objetos para sugerir o ambiente onde a peça é vivida.  Cenário é um elemento específico da cenografia.
CENOGRAFIA: É um conjunto de elementos que compõem a cena (iluminação, cenário e até o figurino). Atualmente fala-se de cenários virtuais em filmes que são cenas gravadas em estúdios e que depois se insere um fundo na pós-produção. È chamado de Técnica- Backlot e usa do fundo de cor verde (Green Screen)
ESPAÇO CÊNICO- Onde o fenômeno teatral acontece, independentemente de ser em um palco.
PALCO- Projetado com especificações técnicas. “Todo palco é um espaço cênico, mas nem todo espaço cênico é um palco”
TIPOS DE PALCO:
TEATRO DE ARENA: Teatro com espaço que pode ser coberto ou não, com palco abaixo da plateia que o envolve totalmente, os tipos são: circular, semicircular, quadrado, 3/4 de círculo, defasado, triangular ou ovalado.
PALCO ELISABETANO: Palco misto. É um grande espaço fechado retangular com uma grande ampliação de proscênio (retangular ou circular). O público o circunda em três lados: retangular, circular ou misto.

PALCO ITALIANO: O mais comum. Espaço retangular fechado visível ao público frontal através da boca de cena: retangular, semicircular, ferradura ou misto.


Fonte: Livro Arte em Cena de Luciano de Paula. 

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