segunda-feira, 20 de agosto de 2018

ARTE ANTIGA – MESOPOTÂMIA


Vamos construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus. Assim nosso nome será famoso ­e não seremos espalhados pela face da terra". Gn 11:4.


ARTE ANTIGA – MESOPOTÂMIA

A Mesopotâmia (significa “terra entre rios”) é a região que abrange os rios Tigre e Eufrates. A arte produzida pelos povos que habitaram essa região milhares de anos atrás é chamada de  Arte Mesopotâmica. Os principais povos foram os Sumérios, Assírios, Babilônia, e os Caldeus. Conhecer essas civilizações, bem como a arte deixada por elas, é importante para entendermos a origem de outras grandes civilizações.


  
ARTE E ESCRITA

Os primeiros habitantes dessa região foram os Sumérios (3500 a.C). Ali desenvolveram cidades estados, dominaram técnicas de irrigação, inventaram a escrita, a roda, utilizaram a matemática e criaram leis. Mas talvez uma de suas contribuições mais importantes seja a invenção da escrita cuneiforme.  
No começo os sinais cuneiformes eram pictográficos, ou seja, desenhavam aproximadamente aquilo que queriam significar: o desenho de uma mão significava a palavra "mão". Com o tempo passaram a expressar ideias: a mão poderia significar "força" ou "proteção". Esse segundo estágio chama-se ideográfico.

Muito do que sabemos sobre eles deve-se a esses registros feitos em placas de argila com um instrumento chamado cunha (daí o nome cuneiforme).


COMPARAÇÃO
A arte está presente até mesmo na escrita. Vimos nesta etapa a arte dos povos Egípcios. Os egípcios antigos também desenvolveram a escrita quase na mesma época que os sumérios, a escrita hieroglífica, formada por desenhos e símbolos. Reveja em seu material de estudo.

 ZIGURATES

Faz parte da arte mesopotâmica também os zigurates, uma torre de vários andares num formato piramidal, que chegava a ter 100 metros de altura. 

Os zigurates tinham uma função religiosa. No topo normalmente tinham um altar onde se invocavam os deuses. Uma coisa é certa, a Torre de Babel era um Zigurate.  Essas torres eram conhecidas como “caminhos para o céu” porque supostamente faziam a ligação entre os deuses no céu e as pessoas na terra. Talvez seja por isso que os construtores da torre de Babel queriam chegar ao céu. Mas a Bíblia diz que os homens queriam construir a torre de Babel para se tornarem famosos. Eles estavam pensando apenas na sua própria fama e glória. Depois disseram: "Vamos construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus. Assim nosso nome será famoso ­e não seremos espalhados pela face da terra". Gn 11:4.


 RELACIONE:


Qual nossas intenções quando nos aproximamos de Deus? Queremos nos relacionar com Ele ou apenas buscar nossos próprios desejos?

Esse episódio nos ensina algo. Que devemos buscar à Deus e querer chegar cada vez mais perto Dele, mas não para alcançar nossa própria glória ou motivações egoístas. Assim como Davi. Este se aproximou de Deus não porque queria se tornar rei e famoso, mas porque queria conhecer mais à Deus e por ter um coração alinhado com o de Deus, Este o colocou em lugares altos. Buscai primeiro o reino e todas as outras coisas serão acrescentadas. Essa é a ordem. 
Nisso, pode-se pensar que Deus confundiu as línguas para que o homem buscasse mais se comunicar com Ele, ouvir mais a voz Dele. Pois somente quando conversamos com o Pai entendemos nossos verdadeiros propósitos.

OS JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA

Os jardins suspensos da Babilônia também seriam um zigurate. Os Jardins Suspensos foram construídos na Babilônia a mando do rei Nabucodonosor, no século VI a.C., tornando-se uma das principais obras arquitetônicas empreendidas pelo monarca durante seu reinado pela Mesopotâmia. A obra é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, apesar de não se ter registros de sua existência em pesquisas arqueológicas.



COMPARAÇÃO

 As pirâmides mais famosas são do Egito, mas outros povos também construíram templos com essa forma. Povos que não possuíam nenhuma ligação com o Egito, como os  zigurates da Antiga Mesopotâmia, as pirâmides dos maias, e as pirâmides dos Astecas e Maias. Veja abaixo: 



Apesar de serem do mesmo formato as funções das pirâmides egípcias se diferem da função das pirâmides maias e mesopotâmicas, porque para os egípcios as pirâmides eram como tumbas para os faraós (ou a casa deles após a morte), já os zigurates habitação do deus. No caso das piramides maias, eram usadas como local de sacrifícios sagrados em seu topo. 





Fontes:
http://www.falandodeartes.com.br/2016/06/arte-mesopotamica.html
https://www.infoescola.com/historia/jardins-suspensos-da-babilonia/
https://www.respostas.com.br/o-que-era-a-torre-de-babel/




Nenhum comentário:

Postar um comentário