A composição
visual
Quando falamos dos elementos nas
artes visuais, temos como exemplo nossa primeira inspiração: a criação de Deus.
O ato criativo de Deus em Genesis 1 foi
um ato de composição cheio de elementos: a presença da luz (v. 3-4), da linha
(v.6), das formas (v. 9 e 14- 16), das texturas (24-25), das cores (v.11), dos
pontos (v.16), de movimento (v. 20). E ao final da composição Deus viu que era
bom!
Então vamos lá!
Em primeiro lugar, o que é
composição visual?
Composição significa uma forma
pela qual os componentes se organizam em um todo. Falando de composição visual entendemos
a maneira como se dá organização dos elementos para se criar uma arte. A disposição
destes elementos em uma composição dirá muito sobre o autor, sua época, suas intenções.
Por isso precisamos conhecer esses
elementos.
Os elementos da composição visual
O
PONTO:
a unidade básica de uma composição
artística visual. Um conjunto de pontos pode criar imagens visuais casuais ou
organizadas. Quanto mais próximos e maior os pontos maior a sensação de cor ou
tom, quanto mais distante ou menores os pontos menores a impressão de cor ou
tom.
Lembre-se: artistas que usam
a técnica inspirados no pontilhismo: Impressionismo; Vik Muniz.
A LINHA: É uma sequência
de pontos. A linha pode assumir formas muito diversas para expressar uma grande
variedade sentimentos.
Lembre-se: Obras de van
Gogh, Expressionismo, e arte abstrata.
A FORMA: A linha descreve
uma forma, ou seja, uma linha que se fecha dá origem a uma forma.
Lembre-se: Tarsila do Amaral,
Arte abstrata, Romero Brito.
AS CORES: Cor luz:
as cores que vemos através dos raios luminosos, como o arco íris e na
superfície de um cd. Cor pigmento: a cor extraída de elementos da natureza ou
fabricada pelo homem. Quando a luz (que
são todas as cores) incide por exemplo, sobre a maçã (de cor vermelha), ela
absorve todas as cores mas reflete a cor do pigmento que a maçã tem, o
vermelho. Por isso, nós vemos o vermelho.
As
cores são classificadas em:
- · Cores primárias: aquelas que não necessitam de nenhuma mistura de outras cores para existirem, por isso são consideradas cores puras.
- · Cores secundárias: aquelas formadas pelas misturas de duas cores primárias
- · Cores terciárias: provem da mistura de uma cor primária com uma secundária
- · Cores neutras: São cores que combinam, ou complementam, qualquer cor.
- · Cor quente: amarelo, laranja, vermelho, púrpura, além de tonalidades como o marrom e o rosa. Elas nos dão a sensação de alegria, calor, movimento e dinamismo.
- · Cor fria: azul, verde, lilás, violeta e todas as tonalidades entre o azul e o verde. As cores frias transmitem tranqüilidade, apatia, calma e frio.
- · Monocromia: uso de uma mesma cor com variações de tom.
A TEXTURA: Textura, nas
artes plásticas, é o elemento visual que expressa a qualidade tátil das superfícies
dos objetos. A palavra textura tem origem no ato de tecer.
Lembre-se: Romero Brito
O MOVIMENTO: A maneira como o
artista dispõe a linha, as cores e as formas na obra direcionando o olhar do
espectador e causando a sensação de movimento na obra.
Lembre-se: Van Gogh,
Barroco.
LUZ E SOMBRA: A luz e a sombra
são os elementos básicos para produzir o efeito de Volume nos objetos.
Lembre-se: Renascimento,
Barroco.
PERSPECTIVA: Costuma-se
dizer que perspectiva é a ilusão de profundidade numa superfície plana. Apresenta
linha do horizonte, ponto de fuga e linhas convergentes. Pode criar a noção de primeiro
plano e segundo plano.
Lembre-se: Renascimento.
Atividade:
Releia
o primeiro parágrafo deste texto e leia Genesis 1. Explique a relação das passagens
citadas com cada elemento artístico relacionado.
Obs:
Outros elementos:
ASSIMETRIA:
Se você divide uma tela no meio e os dois lados NÃO são iguais.
SIMETRIA
BILATERAL: Quando você divide uma obra no meio e os dois lados (bilateral) são
exatamente iguais! Igual uma borboleta.
SIMETRIA
RADIAL: Quando os dois lados são iguais mas partindo de um centro (o raio),
igual uma flor, uma estrela.
EQUILÍBRIO:
É quando você olha para a obra e tem a sensação de que os elementos estão
espalhados harmoniosamente por toda a tela, mesmo os elementos sendo
diferentes. Não há uma sobrecarga em apenas um dos lados da tela.
INSTABILIDADE:
É o contrário de uma obra equilibrada. Nesse caso há muita informação em apenas
um lado da tela. É o chamado peso. O artista usa o peso para direcionar seu
olhar para onde ele quiser.
MINIMIZAÇÃO:
São poucos elementos utilizados na obra.
EXAGERO: Obra alegre, intensa, cheia de
movimentos.
Bibliografia:
Anchieta, Magno.
Arte: Apostila. Conteúdos de Ates Visuais, São Luís. 2010.
Dressler, Andrea <http://arteeducacaodf.blogspot.com.br/2014/05/leitura-de-obras-elementos-tecnicos-de.html>
Veja a aula de arte: Conceitos de arte, leitura de obras e elementos das artes visuais: https://pt.slideshare.net/AlineRaposo1/arte-leitura-e-elementos
Veja a aula de arte: Conceitos de arte, leitura de obras e elementos das artes visuais: https://pt.slideshare.net/AlineRaposo1/arte-leitura-e-elementos
galerinha do EMM passou por aq
ResponderExcluirExcelente! Obrigada!
ResponderExcluirFamilia do IF passou aqui
ResponderExcluirEu amei os seus exemplos lá no começo...é bom conhecer outros filhos do pai...
ResponderExcluirAh e me ajudou a entender o assunto... aprovadíssimo
Otimo demais, show parabéns
ResponderExcluir