quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

O ponto e a linha

O ponto e a linha

Ao compor o mundo, Deus estabeleceu uma organização de elementos afim de criar o Universo. Baseado em sua criatividade e vontade seguiu etapas, tempos e modos. Por exemplo, a luz surgiu antes da cor. E hoje sabemos que sem luz não há cor, pois, a luz é um desmembramento de todas as cores.
Na composição do Universo Deus usou pontos, linhas, formas, cores, texturas. Mas onde? Será difícil imaginar que o que existe hoje é a composição de uma obra de Arte cheia de Beleza entregue a Deus para nós?!  As estrelas vistas como pontos, os diversos traçados de linhas em folhas, as formas variadas de frutos, as cores de incontáveis flores e pássaros, as texturas encontradas em cada pedaço da natureza. É inegável, Deus compôs!
Ao iniciar nossos estudos usamos dois elementos básicos das artes visuais: o ponto e a linha.
Observe exemplos da presença de pontos e das linhas na Criação de Deus: 



O ponto é o primeiro elemento em uma obra de arte. Tudo começa por um ponto, que pode se tornar linha, que pode se tornar uma forma. À medida que os pontos vão se agrupando e se alinhando temos a formação de figuras. Quanto mais próximos ou maiores os pontos, mais escuro fica a parte da imagem, quanto mais distantes ou menores os pontos, mais claro aparece a imagem.  Observe:


    

O ponto foi muito usado em arte em uma técnica chamada Pontilhismo criada no seculo XIX. Consiste em minusculas pinceladas de tinta, umas bem próximas das outras, usando cores puras. A composição com os pontos cria uma arte que quando vista de longe, não mostra os pontos, mas as figuras.  Observe a obra abaixo de George Seraut, feita com a técnica do pontilhismo:


A linha já é uma sucessão de pontos e nas artes ela é muito usada para criar efeitos e sensações. A maneira como a linha está disposta na obra de arte quer remeter a uma ideia, ou sensação. Observe abaixo:


Compare as duas imagens: Como a linha aparece em cada obra? Que sensação as linhas causam?  




A disposição das linhas em cada arte traz sensações diferentes. Na obra de Van Gogh há uma ideia de movimento, já a obra de Mondrian não traz ideia de movimento, mas de algo estático, por meio das linhas retas.

ATIVIDADE: 

Baseado em um desenho, use folha vegetal transparente e reproduza a imagem apenas com pontos e em outra folha apenas com linhas. Use canetinha. Observe abaixo:




TRABALHOS 

Veja abaixo como ficaram os trabalhos dos alunos do 7° Ano. 












4 comentários: