quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

A ARTE NO RENASCIMENTO


A ARTE NO RENASCIMENTO

Como vimos em nosso DTA o termo Renascimento indica que algo estava morto e veio a reviver. Jesus falou muito em renascer, ou nascer de novo. Como vemos em João 3:3-7, “Necessário vos é nascer de novo”. Pois bem, então, o que significa o termo Renascimento na Arte?
Significa que em torno do século XII e XIV surgiu o desejo da retomada da cultura greco-romana, a chamada arte clássica. Daí que vem o nome Renascimento: o renascer da cultura greco-romana.
O renascimento foi um período de grandes transformações científicas, culturais e artísticas. Começou na Itália e depois difundiu-se por toda a Europa Ocidental entre os séculos XIV e XVI.  Por ser um período muito longo costuma ser dividido em:  Proto (ou pré)-renascimento: século XIV; Quatrocentos: século XV; Alta renascença: século XVI; Renascimento tardio: a partir do século XVII
Antes de iniciarmos nossos estudos sobre Arte Renascentista compare as imagens abaixo e veja o que mudou na pintura com relação aos movimentos artísticos que estudamos anteriormente.



  
Pintura dos períodos: Paleocristã, Idade Média e Renascimento

RELEMBRANDO A HISTÓRIA...
O final da Idade Média
Somente no final da Idade Média, com o crescimento da burguesia e do comércio é que as pessoas começam a se voltar um pouco mais pra elas e a fazer arte para si e não somente para a Igreja.
Mas, que fique claro: a Igreja não perdeu poder com isso e nem os artistas deixaram de produzir obras religiosas.  O fato é a arte se tornou mais HUMANA e menos RELIGIOSA.  E uma corrente que ajudou muito nesse sentido foi o HUMANISMO.
O que foi o Humanismo?
Foi um movimento cultural que defendia, em linhas gerais, que o homem - e não a Igreja deveria ser a medida de todas as coisas (naquela época a igreja e não Jesus estava sendo o centro de todas as coisas). Um exemplo: antes a Igreja contratava uma equipe anônima e determinava as regras numa pintura (como queria, como deveriam fazer, etc) e, detalhe,  o artista não podia ganhar créditos pela obra; agora a própria Igreja financia os artistas e encomenda trabalhos mais livres e criativos deixando que eles assinem suas próprias obras!
A chegada do Renascimento
No meio de tantas mudanças na arte, surgem algumas descobertas da Antiguidade como livros, peças teatrais e esculturas que trouxeram novos entendimentos sobre esse período. Estudando essas obras, esses escritos importantes, muitos artistas (mas não todos!) perceberam que o que eles queriam conquistar com o Humanismo era justamente o que os clássicos já faziam na Antiguidade.
Eles decidem, então, fazer uma retomada da cultura greco-romana... E é daí que vem o nome Renascimento: o renascer da cultura greco-romana (embora, entenda-se, ela não estivesse totalmente "morta" mesmo durante a Idade Média, ok?)
O que isso tem a ver com a Reforma Protestante?
Os humanistas bíblicos apontaram os males na igreja da sua época e pediram uma reforma interna. Acredita-se que Disidério Erasmo teve grande influência sobre Lutero e, consequentemente, na Reforma. 

Fonte: http://conteme.webnode.com/historia-da-educa%C3%A7%C3%A3o/a-educa%C3%A7%C3%A3o-no-renascimento%3A-humanismo%2C-reforma-e-contrarreforma-/


AS CARACTERÍSTICAS DO RENASCIMENTO

Vamos apontar as características deste movimento usando uma das grandes obras de Arte feitas neste período: A Criação do Homem de Michelangelo. Contratado pela igreja ele pintou todo o teto da Capela Sistina em Roma, com várias passagens bíblicas, dentre elas a Criação.
  


A Criação do Homem. Michelangelo. Pintura em afresco. 1511-1512. Capela Sistina, Roma.

1.                  Retorno à cultura clássica (gregos-romano)
2.                  Racionalismo (poucas emoções)
3.                  Humanismo (homem pensa)
4.                  Liberdade criativa (o artista ganha destaque e assina obras)
5.                  Mecenas ou Patrocinadores (o empresário da arte- Igreja, burgueses)
6.                  Perspectiva matemática ( ilusão de profundidade numa superfície plana.
7.   Anatomistas (relação da arte com a ciência. Nesta obra Deus está dentro de um cérebro)
8.                  Luz e sombra (traz realismo e volume)
9.                  Volume nas formas e figuras
10.               Simetria e equilíbrio
11.               Foco Central (o assunto está no centro da obra)
12.               Tinta a óleo (permitia pintar por mais tempo, pois a tinta demora a secar
13.    Regra de ouro (regra usada para atingir a perfeição do desenho. Chamada de proporção divina, pelo fato de ser descoberta em muitos aspectos da natureza e no corpo humano)
14.               Temas religiosos e burgueses.
15.               Obra verossímil (semelhante a realidade)

Artistas do período:
Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio, Miguel Ângelo Buonarroti (Michelangelo), Ticiano.

Um pouco mais sobre Perspectiva
A Perspectiva é muito mais que a ilusão de profundidade numa superfície plana: é uma lei matemática em que os objetos parecem diminuir de tamanho à medida que se afastam de nós. 
Como funciona: Na perspectiva todas as linhas do desenho se ligam (ou fogem) para um único ponto na tela – o ponto de fuga(PF).
Esse ponto está em algum lugar sobre a linha do horizonte (LH), uma linha imaginária que fica na altura dos nossos olhos.
Da Vinci foi um mestre em utilizar a perspectiva  para atrair o olhar do espectador para a parte mais importante da obra. No caso da Santa Ceia esse ponto é o Cristo, bem no centro da pintura.

Bibliografia:
Dressler, Andrea. In: arteeducacaodf.blogspot.com.br


Questões de estudo
1.                  O que significa a palavra Renascimento na arte?
2.                  Qual palavra bíblica podemos relacionar com este tema?
3.                  Observe as três Pintura dos períodos artísticos e comente a evolução na pintura da arte paleocristã para a Idade Média e para o Renascimento.
4.                  Qual a importância do Humanismo na arte?
5.                  Qual o papel da igreja nesta época?
6.                  Escreva com suas palavras a intepretação do quadro que relaciona o Renascimento com Reforma utilizando os termos presentes na imagem.
7.                  Observe a pintura “A criação de Adão” e explique onde pode ser visto as seguintes características: a) Luz e sombra, b) Racionalismo, c) Perspectiva, d) Simetria e equilíbrio d) anatomia  e)foco
8.                  Defina: a) Perspectiva b) ponto de fuga c) linha do horizonte
9.                  Crie agora seu desenho com perspectiva em seu caderno seguindo as seguintes instruções abaixo:
1- Trace uma reta horizontal um pouco mais para cima do meio do papel- a linha do horizonte
2- Faça um ponto no meio da linha horizontal. Este é o ponto de fuga.
3. Trace duas diagonais a partir do ponto de fuga.
4- A partir daí você pode fazer uma rua, ou uma linha de trem.
5- Insira arvores, postes, etc, sendo que as figuras diminuem à medida que se aproximam da linha do horizonte.
6- Você pode fazer acima da linha do horizonte, um sol se pondo, montanhas, etc.

Veja o exemplo abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário