A ARTE NO RENASCIMENTO
Como vimos
em nosso DTA o termo Renascimento indica
que algo estava morto e veio a reviver. Jesus falou muito em renascer, ou nascer
de novo. Como vemos em João 3:3-7, “Necessário vos é nascer de novo”. Pois bem,
então, o que significa o termo Renascimento na Arte?
Significa
que em torno do século XII e XIV surgiu o desejo da retomada da cultura
greco-romana, a chamada arte clássica. Daí que vem o nome Renascimento: o
renascer da cultura greco-romana.
O
renascimento foi um período de grandes transformações científicas, culturais e
artísticas. Começou na Itália e depois difundiu-se por toda a Europa Ocidental
entre os séculos XIV e XVI. Por ser um
período muito longo costuma ser dividido em:
Proto (ou pré)-renascimento: século XIV; Quatrocentos: século XV; Alta
renascença: século XVI; Renascimento tardio: a partir do século XVII
Antes de
iniciarmos nossos estudos sobre Arte Renascentista compare as imagens abaixo e
veja o que mudou na pintura com relação aos movimentos artísticos que estudamos
anteriormente.
Pintura dos períodos: Paleocristã, Idade Média e
Renascimento
RELEMBRANDO A HISTÓRIA...
O final da
Idade Média
Somente no
final da Idade Média, com o crescimento da burguesia e do comércio é que as
pessoas começam a se voltar um pouco mais pra elas e a fazer arte para si e não
somente para a Igreja.
Mas, que
fique claro: a Igreja não perdeu poder com isso e nem os artistas deixaram de
produzir obras religiosas. O fato é a arte se tornou mais HUMANA e menos
RELIGIOSA. E uma corrente que ajudou muito nesse sentido foi o HUMANISMO.
O que foi o Humanismo?
Foi um
movimento cultural que defendia, em linhas gerais, que o homem - e não a Igreja
deveria ser a medida de todas as coisas (naquela época a igreja e não Jesus
estava sendo o centro de todas as coisas). Um exemplo: antes a Igreja
contratava uma equipe anônima e determinava as regras numa pintura (como
queria, como deveriam fazer, etc) e, detalhe, o artista não podia ganhar
créditos pela obra; agora a própria Igreja financia os artistas e encomenda
trabalhos mais livres e criativos deixando que eles assinem suas próprias
obras!
A chegada do Renascimento
No meio de
tantas mudanças na arte, surgem algumas descobertas da Antiguidade como livros,
peças teatrais e esculturas que trouxeram novos entendimentos sobre esse
período. Estudando essas obras, esses escritos importantes, muitos artistas
(mas não todos!) perceberam que o que eles queriam
conquistar com o Humanismo era justamente o que os clássicos já faziam na
Antiguidade.
Eles
decidem, então, fazer uma retomada da cultura greco-romana... E é daí que vem o
nome Renascimento: o renascer da cultura greco-romana (embora, entenda-se, ela
não estivesse totalmente "morta" mesmo durante a Idade Média, ok?)
O que isso tem a ver com a Reforma Protestante?
Os
humanistas bíblicos apontaram os males na igreja da sua época e pediram uma
reforma interna. Acredita-se que Disidério Erasmo teve grande influência sobre
Lutero e, consequentemente, na Reforma.
Fonte: http://conteme.webnode.com/historia-da-educa%C3%A7%C3%A3o/a-educa%C3%A7%C3%A3o-no-renascimento%3A-humanismo%2C-reforma-e-contrarreforma-/
AS CARACTERÍSTICAS DO RENASCIMENTO
Vamos
apontar as características deste movimento usando uma das grandes obras de Arte
feitas neste período: A Criação do Homem de Michelangelo. Contratado
pela igreja ele pintou todo o teto da Capela Sistina em Roma, com várias
passagens bíblicas, dentre elas a Criação.
A Criação do Homem. Michelangelo. Pintura em afresco. 1511-1512.
Capela Sistina, Roma.
1.
Retorno
à cultura clássica (gregos-romano)
2.
Racionalismo
(poucas emoções)
3.
Humanismo
(homem pensa)
4.
Liberdade
criativa (o artista ganha destaque e assina obras)
5.
Mecenas
ou Patrocinadores (o empresário da arte- Igreja, burgueses)
6.
Perspectiva
matemática ( ilusão de profundidade numa superfície plana.
7. Anatomistas
(relação da arte com a ciência. Nesta obra Deus está dentro de um cérebro)
9.
Volume
nas formas e figuras
10.
Simetria
e equilíbrio
11.
Foco
Central (o assunto está no centro da obra)
12.
Tinta a
óleo (permitia pintar por mais tempo, pois a tinta demora a secar
13. Regra
de ouro (regra usada para atingir a perfeição do desenho. Chamada de proporção
divina, pelo fato de ser descoberta em muitos aspectos da natureza e no corpo
humano)
14.
Temas
religiosos e burgueses.
15.
Obra
verossímil (semelhante a realidade)
Artistas do período:
Leonardo
da Vinci, Rafael Sanzio, Miguel Ângelo Buonarroti (Michelangelo), Ticiano.
Um pouco mais
sobre Perspectiva
A Perspectiva é
muito mais que a ilusão de profundidade numa superfície plana: é uma lei
matemática em que os objetos parecem diminuir de tamanho à medida que se
afastam de nós.
Como funciona: Na perspectiva todas as linhas do
desenho se ligam (ou fogem) para um único ponto na tela – o ponto de fuga(PF).
Esse ponto
está em algum lugar sobre a linha do
horizonte (LH), uma linha imaginária que fica na altura dos nossos olhos.
Da Vinci
foi um mestre em utilizar a perspectiva
para atrair o olhar do espectador para a parte mais importante da obra.
No caso da Santa Ceia esse ponto é o Cristo, bem no centro da pintura.
Bibliografia:
Dressler, Andrea. In: arteeducacaodf.blogspot.com.br
Questões de estudo
1.
O que significa a palavra Renascimento na arte?
2.
Qual palavra bíblica podemos relacionar com este tema?
3.
Observe as três Pintura dos períodos artísticos e comente a evolução na
pintura da arte paleocristã para a Idade Média e para o Renascimento.
4.
Qual a importância do Humanismo na arte?
5.
Qual o papel da igreja nesta época?
6.
Escreva com suas palavras a intepretação do quadro que relaciona o Renascimento
com Reforma utilizando os termos presentes na imagem.
7.
Observe a pintura “A criação de Adão” e explique onde pode ser visto as
seguintes características: a) Luz e sombra, b) Racionalismo, c) Perspectiva, d)
Simetria e equilíbrio d) anatomia e)foco
8.
Defina: a) Perspectiva b) ponto de fuga c) linha do horizonte
9.
Crie agora seu desenho com perspectiva em seu caderno seguindo as
seguintes instruções abaixo:
1- Trace uma reta
horizontal um pouco mais para cima do meio do papel- a linha do horizonte
2- Faça um ponto
no meio da linha horizontal. Este é o ponto de fuga.
3. Trace duas
diagonais a partir do ponto de fuga.
4- A partir daí
você pode fazer uma rua, ou uma linha de trem.
5- Insira arvores,
postes, etc, sendo que as figuras diminuem à medida que se aproximam da linha
do horizonte.
6- Você pode fazer
acima da linha do horizonte, um sol se pondo, montanhas, etc.
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