quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Pré- História


Olá aluno!!

Começamos a estudar em sala a História da Arte. Vimos que para isso, é necessário conhecimento dos elementos das Artes Visuais. 

Entendemos que é necessário aprender sobre os elementos das artes, pois cada artista criava sua arte em seu tempo e em seu contexto e isso alterava a forma como ele usaria e disporia os elementos nas obras visuais. Veja mais em: https://auladeartegetsemani.blogspot.com.br/2017/03/historia-da-arte.html

Vamos inciar falando da Arte na Pré-História.

Para aula de Pré- História acesse: https://pt.slideshare.net/secret/N1ErcECsjs5Zn4



A arte da Pré-História

Convencionamos chamar de Pré-História período que vai desde o aparecimento do ser humano, até o aparecimento da escrita aproximadamente 4000 a.C.
Didaticamente, podemos dividir a Pré-História em períodos: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
As primeiras manifestações artísticas da Pré-História são chamadas de arte rupestre, ou parietal, por ter se desenvolvido exclusivamente em paredes de pedra no interior das cavernas e grutas, e com menos frequência, fora delas.
Estudos teológicos relacionam este período a passagens do livro de Genesis 4: 16-21 e Jó 30:3-8.
Vamos conhecer um pouco dessa arte em cada período pré-histórico.


Paleolítico- ou idade da pedra lascada

Para se proteger dos perigos, e para ter mais segurança, o homem da Pré-História procurou abrigar-se em cavernas naturais. Deixou marcas de sua existência expressas nas pinturas de suas paredes rochosas.
Acredita-se que faziam incisões nas paredes com objetos de pedra pontiagudos. Com a sobra das fogueiras, que acendia dentro das cavernas, fazia silhuetas e preto.
Como eles pintavam?  

As primeiras imagens eram muito simples. Consistiam em traços feitos nas paredes das cavernas, ou nas mãos em negativo. Somente muito tempo depois de dominar a técnica das mãos em negativo é que o ser humano da pré-história começou a desenhar e a pintar animais.   A coloração era obtida a partir de um pó colorido feito da trituração de rochas. Depois por um canudo ele soprava esse pó sobre a mão encostada na parede da caverna. Assim, ele obtinha uma silhueta da mão.


A principal característica dos desenhos e pinturas do período era o naturalismo, o artista do Paleolítico representava os seres do modo como os via de determinada perspectiva, isto é, os reproduzia da forma tal qual sua visão capturava.  Uma das explicações dadas para esse tipo de pintura é que seriam obras de caçadores, como parte de ritual de magia. O pintor-caçador acreditaria que “aprisionando” a imagem do animal ele teria poder sobre ele. Assim a imagens são carregadas de traços fortes que expressam a ideia de vigor ou medo. 



Eles também esculpiram e a preferência era retratar mulheres, já que elas representavam a fecundidade. Numa época onde ter mais pessoas era importante para a sobrevivência, a fecundidade era algo muito valorizada, por isso, tantas esculturas de mulheres com grandes seios, ventres e quadris. Costumou-se chamar essas esculturas de Vênus.


Neolítico- ou período da pedra polida

Foi durante o período do neolítico que o ser humano começou e viver em primitivas comunidades, e mais tarde, formaram o que conhecemos pelo nome de sociedade. Eram pequenas vilas.  Nessas vilas o ser humano do neolítico fabricou vasos, estatuetas, e pratos de argila. Decorou com repetitivos sinais geométricos e abstratos. As mulheres fiam e tecem a lã e fibras vegetais.


Abandonam gradativamente as cavernas e procuram construir suas habitações, feitas de barro ou pedra.  Observe a habitação primitiva abaixo. Uma de suas invenções mais importantes foi o arco. Os primeiros arcos talvez tenham sido de bambu ou de madeira flexível que a ser humano conseguia dobrar. Dessa forma ele pode fazer telhados e seguir a laterais das casas.


O sentido religioso ganhou intensidade ao ergueram monumentos megalíticos, com blocos de pedra superpostos: os dolmens, horizontais e verticais; e os menires, apenas verticais.



Os desenhos achados nas cavernas também mudam. Como consequência, o estilo naturalista foi substituído por um estilo mais simples e geométrico. Com figuras que mais sugerem do que reproduzem seres. O tema das imagens também mudou durante esse período. O ser humano passou a ser representados em suas atividades cotidianas e coletivas. Algumas imagens sugerem movimento.




Idade dos metais

A descoberta e a utilização dos metais (cobre, bronze e ferro) caracterizaram o florescer das primeiras civilizações, com desenvolvimento do comercio e do artesanato.
A arte ganhou destaque na construção arquitetônica sacra (monumentos megalíticos, templos, santuários) e também na confecção de estatuas, assim como na pintura em objetos.
Observe o uso do metal na Bíblia na construção de objetos: 2 Crônicas 4:1, Êxodo 27:4



Música e teatro

Os primeiros registros que se tem da música e do teatro estão entremeados com rituais que se relacionavam diretamente à caça e guerras e, em alguns casos, à presença da mímica para mostrar os perigos contidos no dia a dia dos nossos ancestrais. Alguns desenhos das cavernas mostram homens dançando. Um apito confeccionado a cerca de 20 mil anos com um pedaço do chifre de rena foi encontrado na França, e talvez tenha sido usado para imitar o canto dos pássaros. Flautas feitas de ossos de animais encontradas também indicam a presença de música. 



 
Como se faz o estudo das artes rupestres

  • ·         Arqueologia- Sítios arqueológicos
  • ·         Análise química- Carbono 14
  • ·         Estudos antropológicos em tribos atuais. 



ATIVIDADES

  1.    Leia as passagens Genesis 4: 16-21, Jó 30: 3-8 e Êxodo 27:4. Qual se encaixa mais ao período  Paleolítico, Neolítico e a Idade do Metais? Justifique abordando também a diferença das artes em cada um desses períodos.
  2.  O que é arte rupestre?
  3.  Quais os objetivos do ser humano pré-histórico pintar no interior das cavernas?
  4. O que representava a escultura feminina no paleolítico? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário